THOMÉ NATHANAEL IST EIN BERLINER!

22-06-2023 20:14

“António Telmo e Tomé Natanael, ou a contemplação de si”, que oferecemos aos leitores noutro lugar desta página, foi o título da comunicação que, no passado dia 8 de Junho, Risoleta C. Pinto Pedro apresentou à Conferência Anual do Selma Stern Centre for Jewish Studies Berlim-Brandenburg da Freie Universität Berlin. Tratou-se, na verdade, de uma verdadeira propedêutica ao pensamento e à obra de António Telmo, perante um público formado por investigadores de raiz lusófona especializados nos estudos judaicos.

Coordenada pelo Professor António Ladeira, da Texas Tech University, e pela Professora Susanne Zepp-Wirner, da Universität Duisburg-Essen, a conferência deste ano, que decorreu nos dias 8 e 9 do mês em curso, foi dedicada ao tema “Global Jewish Literatures in Portuguese – Transnational Networks, Histoires and Cultures” e congregou, entre muitos outros, nomes como Richard Zimler e Tatiana Salem-Levi, e bem assim Pedro Martins e Daniel Pires, que, tal como Risoleta, participaram nesta conferência via zoom, a partir da sede do Centro de Estudos Bocageanos, em Setúbal, o primeiro com uma comunicação sobre “Camões, um marrano entre labirintos e outras histórias” e o segundo abordando “António José da Silva, o Judeu, e os processos na Inquisição”.

Apesar da distância física, o interesse suscitado pelas intervenções destes três membros do Projecto António Telmo. Vida e Obra junto do público berlinense foi manifesto, a avaliar pelas questões colocadas no período de debate.