NO PASSADO DIA 25 DE JUNHO, NA BIBLIOTECA NACIONAL: ALEXANDRE TEIXEIRA MENDES E PEDRO MARTINS EVOCARAM ANTÓNIO TELMO E A SUA FILOSOFIA DA HISTÓRIA

21-08-2024 00:00

António Telmo foi um dos filósofos em foco no Colóquio sobre Filosofia da História em Portugal (1870-2000) que se realizou nos passados dias 24 e 25 de Junho, na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa. Assim, no segundo dias dos trabalhos, e no derradeiro painel deste colóquio, Alexandre Teixeira Mendes apresentou uma comunicação intitulada “O Segredo do (Grande) Oriente em António Telmo: o fulcro meditativo-visionário e a "tradição" da Kabbalah e, logo a seguir, Pedro Martins falou sobre a Filosofia da História de Jaime Cortesão e António Telmo.

A iniciativa, do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, conta ainda com a presença, entre cerca de duas dezenas oradores, de alguns outros membros do nosso Projecto, como Rui Lopo e Samuel Dimas.

A encerrar o evento, António Braz Teixeira apresentou a obra inédita Fenomenologia da Religião, de José Enes, agora conjuntamente editada, a título póstumo, pelo MIL e por DG Edições.