MARIA SARMENTO E ANTÓNIO COUVINHA NO PROJECTO ANTÓNIO TELMO. VIDA E OBRA
Maria Sarmento e António Couvinha, amigos e conviventes de António Telmo em Évora, acabam de aderir ao Projecto António Telmo. Vida e Obra. De António Couvinha já em 2016 havíamos publicado “O Plano C”, precioso testemunho biográfico desvelando uma faceta surpreendente do filósofo da razão poética. De Maria Sarmento publicamos agora uma belíssima evocação do seu convívio com Telmo.
Maria Sarmento nasceu em Torres Novas. Reside em Évora, desde 1975. É licenciada em Português/Francês pela Universidade de Évora, possui o grau de Mestre em Literaturas Românicas Modernas e Contemporâneas com a dissertação sobre a temática da Natureza em Fernando Pessoa, pela FSCH da Universidade Nova de Lisboa. Exerceu a profissão de Professora do Ensino Básico e Secundário até 2021. Tem colaboração dispersa em jornais e revistas nacionais e estrangeiros.
É autora dos seguintes livros (poesia): Escrita na Pele, Ed. Gesto-Arte, Évora, 1980; Água na Pedra [colectivo], Ed. Gesto-Arte, Évora, 1984; Poetas Alentejanos do Século XX [antologia], 1984; Ao Piano do Tempo, in Margens [colectivo], Ed.P&R, Lisboa, 1992; Memória das Naus, Átrio, Lisboa, 1992; Duplo Olhar [colectivo], Aríon, Lisboa, 1997; O Silêncio e as Vozes, Aríon, Lisboa, 1999; 3 Poetas 30 poemas [colectivo], Ed. de autor, Torres Novas, 2007; Antologia de Poetas Torrejanos, Ed. Ponte do Raro, Torres Novas, 2008; Áureas, livro de arte (parceria com Gaëlle Pelachaud, pintura, e textos em edição bilingue de Maria Sarmento, edição da autora, 2018. Alma d’Hybris – Símile e súmula (de Jardins) Tomo I de uma trilogia, Edições Sem Nome, Porto, 2022.
Integra a equipa do Conselho editorial da Revista Cultura Entre Culturas, desde 2010 até à presente data. Colabora em diversos blogues. Criou dois blogues pessoais, actualmente desactivados, Saudades do Futuro e Jardim de Saudades.
António Couvinha nasceu em Évora em 1951. Foi militar e desertor durante a guerra colonial. Exilado político na Holanda. Admitido na Kunst Academie van Utrecht que não continuou por regressar a Portugal com o 25 de Abril. Estudou Língua e Cultura Árabe na Universidade de Évora e foi desenhador de Artes Gráficas na Câmara de Évora. Artista residente na Kulturhuset de Bergen, na Noruega onde realizou duas exposições. Até 2022 realizou cerca de 30 exposições individuais em várias cidades e países sendo nesse ano em Évora a sua mais recente exposição, uma quase retrospectiva “O Imaginário do Silêncio”.
Bem-vindos, Maria e António!