FOTOS COM HISTÓRIA. 08

09-01-2023 10:10

fotografias de Augusto Moutinho Borges

Da casa onde nasceram António Telmo e Orlando Vitorino já aqui havíamos deixado nota ilustrada fotograficamente pela mão de Manuel Braia Vitorino, filho do filósofo da razão poética.

Agora, de Almeida, pela mão amiga do Professor Augusto Moutinho Borges, a quem expressamos a nossa gratidão, chegam-nos novas fotografias da casa e da rua onde esta fica, tiradas de novas perspectivas.

António Telmo nasceu no número 29 da Rua do Convento, actual Rua Joaquim Carvalho dos Santos, onde também viveram seus avós, antes de mudarem para a Rua de Entre Tendas. Actualmente, a casa é a residência paroquial.

Na badana do primeiro livro que António Telmo, em 2008, publicou na Zéfiro – A Verdade do Amor seguido de Adoração – Cânticos de Amor, de Leonardo Coimbra, pode ler-se:

«António Telmo nasceu em Almeida, distrito da Guarda, numa casa da rua do Convento, no centro do hexagrama formado pelas muralhas que cercam a vila. Foi no dia 2 de Maio de 1927, pelas duas horas da tarde. O Leão aparecia no horizonte e o Sol erguia-se alto no Touro.

Por uma dessas estranhas coincidências que, por vezes, marcam a relação íntima de certos acontecimentos, nas Centúrias de Nostradamus, escritas há cerca de meio milénio, vem anunciado o nascimento do “grande Portugalois”, junto a um convento em “la Guardia”. Claro que esta Guarda é outra e outro é o convento. Quem dera ao autor deste livro pertencer a uma organização conventual de altos espíritos que guardassem o mundo humano nestes tempos de fim.»