A PARTIR DE AMANHÃ, EM LISBOA E RIO MAIOR, NO CENTENÁRIO DE ANTÓNIO QUADROS: CONGRESSO E ROMANCE INÉDITO ASSINALAM EFEMÉRIDE
Organizado pela Fundação António Quadros e pelo Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, inicia-se amanhã, 12 de Julho, no Palácio da Independência, em Lisboa, e prolonga-se até à próxima sexta-feira, com encerramento em Rio Maior, o Congresso do Centenário de António Quadros, filósofo que foi amigo e condiscípulo de António Telmo no magistério filosófico de Álvaro Ribeiro e José Marinho. O programa pode ser consultado aqui. Paralelamente ao Congresso, registe-se o lançamento de A Paixão de Fernando P., romance inédito de António Quadros, transcrito e prefaciado por José António Barreiros, editado com a chancela da Fundação António Quadros, e que estará à venda durante o evento.
Ainda no dia 12 de Julho, mas às 11h, celebrando o centenário de nascimento de António Quadros, Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, vai descerrar uma Placa em sua Homenagem na fachada da casa onde viveu durante os seus primeiros 25 anos, sita na Rua João Pereira da Rosa n.º 6, 1.º (antiga Calçada dos Caetanos). Neste icónico prédio viveram também António Ferro, Bernardo Marques, Fernanda de Castro, Joaquim Pedro de Oliveira Martins, José Gomes Ferreira, Ofélia Marques e Ramalho Ortigão.