16 DE MAIO, 18:30, NA ESCOLA DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA: PEDRO MARTINS LANÇA «A HERESIA PORTUGUESA»
A Heresia Portuguesa – Da Inquisição à Revolução: o país subterrâneo, novo livro de Pedro Martins, é lançado no próximo dia 16 de Maio, às 18:30, na ESMTC – Escola de Medicina Tradicional Chinesa, em Lisboa. Pode, desde já, ser pré-adquirido AQUI.
Com a chancela da Zéfiro e o selo da Colecção Nova Águia, a obra será apresentada por Miguel Real.
Renato Epifânio, Director da Nova Águia, apresentará o número 33 desta revista.
Participam ainda na sessão Deolinda Fernandes e José Faro, co-directores da ESMTC, e o editor Alexandre Gabriel, da Zéfiro, e Risoleta C. Pinto Pedro, que lerá excertos do livro.
Neste seu novo estudo crítico e hermenêutico, Pedro Martins rasga trilhos e cruza saberes, refutando as falácias integrais e exclusivistas que, das páginas apressadas de um Eduardo Lourenço aos epígonos do fanatismo autoritário, supostamente definiriam Portugal.
Segundo o autor, a recusa da divindade de Jesus, cerne do culto e da cultura portuguesas, revela uma marca genética, radicada na essência judaica do primitivo cristianismo, de que o priscilianismo constituiu apenas o primeiro avatar lusitano.
De uma perspectiva diacrónica que nos evoca a História Secreta de Portugal de António Telmo, Pedro Martins mostra como o marranismo potenciou um movimento vincadamente iniciático que só com o 25 de Abril recebeu, enfim, a sua carta de alforria, propondo também novas leituras de Camões, Rodrigues Lobo, a Academia dos Singulares, António José da Silva, Pascoaes, Agostinho da Silva e Álvaro Ribeiro.